Cantos Maternos e Brinquedos Cantados

Cantos Maternos e Brinquedos Cantados na Cultura do Outro

Saiba Mais

SESC Bertioga 27/09/2019

Cantos Maternos e Brinquedos Cantados na Cultura do Outro

PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Dia 27/09 (Sexta) - 15:30hs

Esta oficina dedica-se à percepção do reflexo do outro na construção da nossa própria cultura, seja em função da miscigenação das nossas matrizes étnicas, negras, indígenas e europeias - e a contribuição dos imigrantes, seja pelo mergulho nos arquétipos humanos da mulher e da mãe, expresso nos acalantos e cantigas, nos ritmos e brincadeiras que falam do modo de ser e de se relacionar com o mundo em outras paisagens sonoras e em outras sociedades, com seus ritos e costumes.

Também o brincar será abordado, na cultura negra e indígena, enquanto primeira relação da criança com o outro e a criação e recriação do mundo em que se percebe, a partir da experiência do corpo, da intuição e do imaginário. A vivência da voz, dos cantos, dos ritmos e os gestos e jogos a eles associados, será a conexão entre o eu, como identidade pessoal e cultural, e os outros, a diversidade que nos nutre e enriquece. 

Com Daniela Amaral: cantora, dançarina, maestrina, educadora musical e pesquisadora, estudou no mestrado a importância da música para a infância e o desenvolvimento humano sob o ponto de vista complexo da Antroposofia e, no doutorado, concentra-se nas questões que envolvem o desenvolvimento da escuta e da musicalidade em meio à  profusão de sons nos tempos pós-modernos. Também criou o Núcleo Tessituras, em 2013, e desde, 2016, com a criação de "Pachamama: viagem à terra dos sons" vem desenvolvendo, em parceria com Dani Sou, múltiplos projetos em torno da voz e sua relação com o corpo, o movimento e a cena, com a temática do feminino e da infância. 

Vagas limitadas. Cada criança tem direito a 1 ou 2 acompanhantes.

Espaço Cênico - Sesc.

(Foto: divulgação)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!