Construir Políticas Públicas Com Marcos Sorrentino e Luciana de Melo Costa
O Ciclo de Debates Nós e a Cidade promove discussões sobre as linhas mestras que conduzem o desenvolvimento das cidades; fomenta reflexões sobre a relação entre sociedade e ambiente; estimula a participação crítica e criativa e compartilha experiências de modos de vida mais sustentáveis nos espaços urbanos.
Nesta edição, dando continuidade à discussão sobre a construção de redes sustentáveis a partir de hortas comunitárias, este encontro busca contribuir para a compreensão de limites e possibilidades de atuação em políticas públicas no atual modelo de organização das sociedades, a partir de experiências de êxito do município de Itanhaém (SP). Em um diálogo que transita entre bases teóricas da educação, agroecologia e gestão e experiências práticas que incidiram em políticas públicas ligadas à produção e comercialização direta de alimentos orgânicos, o professor Marcos Sorrentino e a diretora do Banco de Alimentos de Itanhaém Luciana Melo nos oferecem subsídios para a construção de conhecimentos e a criação de sentido que potencializam mudanças rumo à transição para sociedades sustentáveis.
Com Marcos Sorrentino, Luciana de Melo Costa e mediação de Luís Felipe Natálio.
Marcos Sorrentino é professor e ambientalista, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). Foi diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no período de 2003 a 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis.
Luciana de Melo Costa é assessora especial de gabinete da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém (SP), município que recebeu em 2017 o "Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição" do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), do Governo do Estado, em virtude da política pública de inclusão do milho guarani (Avaxi Ete'i) na merenda das escolas indígenas das aldeias Rio Branco e Tangará, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em segurança alimentar nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão de pescado, alimentação escolar, banco de alimentos, feiras populares e comercialização direta.
Mediação: Luis Felipe Natálio - Biólogo, educador, doutorando em Ecologia pela USP. Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em biologia marinha (CLP-Unesp), Mestre em Ciências Biológicas (IB Botucatu - Unesp) com estudo da ecologia de manguezais e doutorando em ecologia (IB - USP) com pesquisa sobre serviços ecossistêmicos e planejamento ambiental. Faz parte do Coletivo Educador de Bertioga e do Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú. Atuou durante dois anos no Projeto Quintais da Mata Atlântica, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga que estimula a produção de alimentos de forma sustentável e incentiva a apropriação da comunidade pela riqueza local e frutos nativos.
Espaço Cênico - Sesc.
(Foto: Divulgação)