Cine Debate com Paula Saldanha: Áreas Protegidas e Comunidades
Dia 09/10 (Quarta) - 19:00hs
As áreas protegidas, como parques e áreas de proteção ambiental (APA) são fundamentais para a conservação dos ecossistemas e as espécies que nelas habitam. As comunidades do entorno e populações tradicionais muitas vezes dependem dos recursos naturais e contribuem para a conservação dessas riquezas.
Nesse Cine Debate vamos receber a jornalista e ambientalista Paula Saldanha, conhecer um pouco do seu trabalho com as comunidades no documentário APA do Cairuçu, localizada em Paraty/RJ, uma área de Proteção Ambiental de Cairuçu que abriga um dos mais expressivos remanescentes de Mata Atlântica. O filme apresenta, além de belezas naturais, comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas dentro da área de conservação federal. Expedições documenta a variedade de ecossistemas presentes na região e aborda as iniciativas de proteção desenvolvidas pela APA. Somado a isso, a diversidade de culturas ao visitar o Quilombo do Campinho e a comunidade caiçara do Saco do Mamanguá.
Complementando o debate receberemos também a Maria de Carvalho Lanza e a Leticia Quito, gestoras da APA Marinha do Litoral de São Paulo.
Paula Saldanha é jornalista, apresentadora, escritora, ilustradora e ambientalista brasileira. Em sua longa trajetória, tem cerca de 800 documentários de média e curta metragem realizados e exibidos nas principais televisões do país e 48 livros publicados. Tornou-se referência da documentação e conscientização sobre as riquezas étnicas, naturais e culturais do Brasil, o que lhe rendeu prêmios e homenagens no país e no exterior. É presidente do Instituto Paula Saldanha, uma ONG que busca mobilizar e conscientizar a população brasileira em relação a meio ambiente e cultura, com destaque para as novas gerações.
Maria de Carvalho Tereza Lanza é engenheira florestal formada em 2006 pela Universidade Federal de Lavras. Sua história profissional está relacionada à recuperação ambiental, extensão rural e agricultura familiar quando trabalhou nos municípios de Carrancas, Nazareno e região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Foi Chefe de Planejamento Ambiental pela Prefeitura de Bertioga por 8 anos e há 2 anos assumiu o desafio de fazer a gestão ambiental do mar, estando a frente da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro, administrada pela Fundação Florestal - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Letícia Quito é Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2006) e mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pelo Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2010). Experiência profissional em pesquisa e conservação da biodiversidade marinha, com ênfase em ecologia comportamental e populacional do boto-cinza na região de Cananeia - SP. Desde 2014 atua como gestora da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará, Unidades de Conservação de Uso Sustentável geridas pela Fundação Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Espaço Cênico - Sesc.
Mais informações acesse: paulasaldanha.com.br
(Foto: Paula Saldanha)