Ampliação nos serviços oferecidos
Os pacientes atendidos na Rede de Saúde Pública de Bertioga contam desde sexta-feira, dia 11, com um serviço muito importante para o Município e bastante aguardado pelos moradores. São as cirurgias de baixa e média complexidade na área de ortopedia. Até o ano passado, a Cidade dependia do encaminhamento feito pelo serviço CROSS, do Estado, para que os pacientes fossem transferidos para outras cidades para a realização desse tipo de atendimento.
Como o Estado passou a não acolher mais pacientes nestas condições desde outubro. A Secretaria de Saúde se mobilizou para resolver rapidamente o problema e oferecer o atendimento no Município. Para isso, foi realizada a contratação de empresa especializada, que deverá realizar, em média, 20 procedimentos cirúrgicos por mês.
De acordo com a diretora de Saúde do Município, Simone Papaiz, essa ampliação nos serviços oferecidos em Bertioga representa uma grande conquista para a Cidade.
“Antes, tínhamos que ficar esperando por uma vaga no Cross e esse processo muitas vezes era bastante demorado. Com essa oferta no nosso Hospital, os pacientes são atendidos rapidamente, o que garante maior probabilidade de boa recuperação e reduz significativamente o sofrimento deles e dos familiares”.
Até o momento, já foram realizadas três cirurgias e há outras agendadas para acontecer esta semana. Somente para os casos de alta complexidade, que dependem do apoio de UTI, a Cidade ainda terá que acionar vagas em outros hospitais da Baixada Santista. São casos como cirurgias no fêmur e de quadril.
Os serviços oferecidos pela empresa especializada vão desde consultas, materiais necessários para a cirurgia, equipe médica especializada e exames necessários.