7 mil atendimentos em um ano
O “Centro de Equoterapia Amor em Movimento” festeja cerca de 7 mil atendimentos desde a inauguração, em maio do ano passado. A terapia com cavalos estimula o desenvolvimento da mente e do corpo, auxiliando no tratamento de pessoas com deficiência física ou intelectual, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e autismo.
“Temos relatos de mães agradecendo porque a parte afetiva e motora de crianças de cadeira de rodas e com paralisia cerebral está melhor. É gratificante ver este trabalho, realizado por uma equipe capacitada e qualificada, revertido em qualidade de vida para essas crianças e jovens”, diz a diretora de Acessibilidade e Inclusão da Prefeitura, Fabiana Bonifácio.
Renata Britto Rosa, mãe do João Gabriel, está satisfeita com o atendimento. “Está sendo ótimo, ele evoluiu muito. Nos primeiros dias ele ficou com medo, mas em uma ou duas semanas ele estava apaixonado”, conta.
Uma curiosidade é que quase não há faltas dos atendidos na terapia. É o caso da mãe Rosilene Souza e sua filha, Adrieli. “Ela gosta muito de vir. Faça chuva ou faça sol ela tem que vir. O atendimento da equipe é muito bom”, afirma.
A nova Equoterapia de Bertioga foi inaugurada em maio de 2018, dentro da Vila do Bem, no Bairro Chácaras. É um importante equipamento público esperado pela população há anos para o tratamento das crianças e jovens com necessidades específicas.
O Centro oferece tratamento nas áreas de fisioterapia (melhorando equilíbrio, percepção e a parte motora), psicologia (afetividade e sociabilidade) e equitação terapêutica (parte lúdica). As crianças são encaminhadas ao serviço através do Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), a partir de diagnóstico de neuropediatra e ortopedista.