debate os impactos do óleo no mar
Bertioga participa de encontro que debate os impactos do óleo no mar
Iniciativa aconteceu na terça-feira (29), com a participação dos secretários de Meio Ambiente das nove cidades da Baixada Santista
O Vazamento de óleo que contamina parte do litoral brasileiro foi pauta nesta terça-feira (29) de um encontro com os secretários de Meio Ambiente das nove cidades da Baixada Santista. A reunião aconteceu na Prefeitura de Santos e Bertioga foi representada pelo secretário Fernando Poyatos.
Participaram da iniciativa órgãos importante como o IBAMA e Marinha, que discutiram ações preventivas e que minimizem as consequências no litoral paulista. A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (SIMA) explicou sobre as tratativas internas que estão em andamento no Estado.
Conforme análise feita pelos especialistas ambientais, a possibilidade do óleo chegar à região é baixa, mas não pode ser descartada. Para o secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Fernando Poyatos, as ações devem ser realizadas pensando na prevenção. “Não precisamos esperar o óleo chegar para tomar algumas medidas. Sabemos que é pequena a chance do óleo chegar ao nosso litoral, mas temos que estar alinhados para saber como agir e a quem recorrer”, disse.
Manchas de óleo
Desde o final de agosto, as manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram pelo menos 268 localidades em 94 municípios de 9 estados, segundo balanço atualizado pelo governo nesta segunda-feira (28). A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.
Foto: Divulgação