A cultura e a educação em Bertioga andam juntas. Exemplo disso é o projeto de musicalização iniciado para alunos da rede municipal de ensino. As aulas iniciaram neste ano, em parceria com as secretarias de Educação e Turismo e Cultura. Os principais objetivos da ação é estimular a coordenação, a socialização e o trabalho em grupo das crianças.
Neste primeiro momento, as aulas são ministradas para cerca de 50 estudantes, com idades entre 8 e 12 anos. O projeto é realizado na EMEIF Governador Mario Covas Junior, para alunos do 2º ao 5º ano. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.
De acordo com a diretora de Cultura, Camila Quelhas, durante as aulas são passados ensinamentos como a escrita e alfabetização musical, com inserção de instrumentos diversificados para estimular a percepção e a prática musical.
“É importante destacar que a música provoca as crianças a trabalharem em grupo, além de que, a musicalização infantil a partir de movimentos rítmicos, estimula a coordenação motora fina e grossa. A musicalização colabora para o desenvolvimento social e favorece a saúde emocional”, ressaltou Camila.