O Maravilhoso Auto de Natal de Nossa Cultura Popular no Sesc Bertioga
O Maravilhoso Auto de Natal de Nossa Cultura Popular
Com Mestre Valdeck de Garanhuns
Duração: 60 minutos
Tecnologias e Artes
espetáculo
Local: Sesc Bertioga | Espaço Cênico
Data e horário
De 10/12 Domingo
Das 15h às 16h.
Imunes à parafernália dos símbolos natalinos europeus de neves, Papai Noel, trenós, renas e pinheiros, algumas regiões brasileiras ainda conseguem fazer um Natal adequado a nossa cultura popular, sob o verão dos trópicos. A tradição natalina dos brasileiros manifesta-se, autenticamente, nos cantos e danças inventados pela imaginação criadora do povo para acrescentar novas informações ao legado de nossos antepassados indígenas, negros, portugueses.
Bois de pano e couro, bacamarteiros, reis, rainhas, palhaços, embaixadoras e pastoras saúdam o nascimento do Menino com fé, ingenuidade e a peculiar alegria brasileira.
Há vários folguedos no ciclo natalino, que se inicia em 24 de dezembro e se estende até 6 de janeiro, com a Festa de Reis. Cerimônias, rituais e coletivas, resultantes das trocas culturais entre os indígenas, africanos e portugueses, são encenadas em todo o país, sempre com peculiaridades locais: reisado, guerreiro, bumba-meu-boi, pastoril e folia de reis ou santos reis.
Jesus nasce na fazenda de seu Vicente Pompeu, um fazendeiro bom e honesto, causando grande alvoroço na população local e da redondeza. Todos querem visitar o recém-nascido e oferecer-lhe presentes. Porém, alguns visitantes chegam com interesses variados e presentes esdrúxulos e perigosos pondo em risco a vida da família. Para colocar ordem na confusão, o fazendeiro chama seu secretário Simão de Lima Condessa para ficar na portaria da propriedade e só permitir a entrada de quem tiver bom sentimento. Simão pede a ajuda da plateia, que passa a decidir quem deve entrar ou não para visitar o pequenino. Para maior encantamento do público, além das personagens curiosas e engraçadas da região; o menino também é visitado por um bumba meu boi, um reisado, um pastoril, um sanfoneiro e os três Reis Magos.
É um auto de Natal onde a cultura brasileira se manifesta autenticamente tornando o espetáculo uma verdadeira brincadeira lúdica e poética entre os artistas e o público.
Ficha Técnica
Manipulação e vozes: mestre Valdeck de Garanhuns
Manipulação de bonecos de dança: Regina Drozina
Músicos: Trio Tropeiros da Serra
Adriano dos Santos Silva Oriquerê – sanfona, pandeiro e caixa
Lidiomar Brito Farias – triângulo e agogô
Leandro Barbosa – zabumba e pandeirão
Figurinos e adereços: Regina Drozina
Texto e músicas: Valdeck de Garanhuns
Confecção dos bonecos: Valdeck de Garanhuns, Regina Drozina, Mestre Solom, Mestre Saúba, Mestre Pedro Boca Rica, Dito Melo e Mestre Zé Lopes.
Produção: Deborah Corrêa.
Realização: Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns.