Siba Puri no Sesc em Bertioga
Siba Puri
MARÉ DELAS
Música
Local: Sesc Bertioga | Espaço Cênico
Data e horário
De 06/03 Quarta
Das 19h às 19h30.
Siba Puri realiza um pocket-show celebrando o início do Maré Delas.
Os sons artísticos da artista vêm da mistura de músicas eletrônicas e ritmos brasileiros de matrizes afro-indígenas como o Maracatu, Maculelê, Coco e Cavalo Marinho, passando pelo Dub e Reggae e chegando aos estilos urbanos trap e rap. A essência do trabalho de Siba é inspirada em sua avó, das terras Puri, em São José de Ubá, divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde costumava criar cantigas de roda em saudação à força encantada da lua e da terra.
Nascida em Olinda (PE) a cantora, compositora, percussionista e arte educadora indígena desenvolve um trabalho musical embasado na música indígena contemporânea. As texturas sonoras de Siba Puri partem da mescla da música eletrônica à ritmos brasileiros de matrizes africanas como o Maracatu e Coco. Além disso, o trabalho da artista se manifesta como resistência e visibilidade LGBTQIAP+.
A artista é integrante do movimento de indígenas mulheres Wayrakuna, e desenvolve um trabalho musical embasado na música indígena contemporânea, trazendo reflexões sobre a presença dos povos originários tanto nas aldeias, quanto nas grandes cidades.
Ao longo da sua jornada musical, a artista já participou de grandes festivais e eventos como por exemplo: Festival Internacional Amazoniza-te; Carnaval do Recife; Jornada de Agroecologia da Bahia (Teia dos Povos); Usina Sonora – TV Cultura, Festival no Ar Coquetel Molotov; Virada Cultural de São Paulo, Festival de Música Indígena do Maranhão, Recn’play, Mostra de Música Indígena Contemporânea (curadoria de Edivan Fulni-ô) no SESC 24 de Maio, Festival Indígena de Conde, I Mostra de arte contemporânea Wayrakuna – BA, e 23° Assembleia Xucuru.
Siba foi uma dos 100 artistas premiados no concurso mundial de música promovido pela cooperativa musical “Artlink” da Suíça; Teve seu trabalho exposto na I Bienal de Arte Indígena do Rio, no Museu das Culturas Indígenas em São Paulo e teve seu trabalho exposto na WOMEX, em Portugal.
Recentemente, seu single “Notícia nos Jornais” em parceria com o produtor italiano LeeFry, foi lançada na agência internacional que é referência em reggae mundial, a Reggae Ville. Siba Puri também foi embaixadora do movimento mundial “Make Music Indígena 2023.” e trabalha atualmente na produção de seu primeiro disco, previsto para 2024.
Para saber mais: acesse Siba Puri: