Narrativa(s) e Memória: Sonhar e Construir Futuro no Sesc Bertioga
Narrativa(s) e Memória: Sonhar e Construir Futuro
Com Erica Malunguinho e Helena Silvestre
Ações para Cidadania
palestra
Local: Sesc Bertioga - Espaço Cênico
Data e horário
De 06/03 Quarta
Das 19h às 21h30.
Neste encontro, as convidadas compartilharão suas experiências com educação e organização popular, além de suas trajetórias de vida, propondo reflexões sobre ancestralidade, memória e a construção coletiva de um mundo mais justo -passando também pela importância de narrar a própria história com seus próprios termos. A abertura do evento contará com um pocket show da cantora, compositora, percussionista e arte educadora indígena Siba Puri.
Erica Malunguinho e Helena Silvestre abrem a programação da edição de 2024 do projeto Maré Delas:
Erica Malunguinho é artista, educadora e empresária, mestra em Estética e História da Arte pela USP. Tem marcante atuação nos campos da arte, cultura e política, com foco em raça, gênero e sexualidade. Foi a primeira deputada trans eleita no Brasil, de 2018 a 2022, e antes da política institucional trabalhou na educação de crianças e adolescentes, com ampla atuação na formação de professores. Atuou também em colóquios e atividades docentes em universidades e organizações brasileiras e internacionais. Fundou, na região central da cidade de São Paulo, o quilombo urbano de nome Aparelha Luzia – território de circulação de artes, culturas e políticas pretas, reconhecido também como instalação estético-política, zona de afetividade e bioma das inteligências negras.
Helena Silvestre é escritora afro-indígena, nascida na periferia da região metropolitana de São Paulo, militante das lutas por moradia e território. Foi indicada ao prêmio Jabuti em 2020, por seu livro Notas sobre a Fome. É também coeditora da revista Amazonas no Brasil, além de educadora popular na Escola Feminista Abya Yala, em São Paulo – um espaço de partilha de conhecimento, estudo coletivo, fortalecimento e cuidado entre mulheres ativistas na periferia.
Mediação: Amanda Prado, cientista social, pedagoga, mestra em Sociologia da Educação e especialista em Gestão Cultural. Supervisora da área socioeducativa do Sesc Bertioga.
Abertura do Evento: Das 19h às 19h30 teremos um pocket show da cantora, compositora, percussionista e arte educadora indígena Siba Puri.