O dia do padroeiro de Bertioga, São João Batista, comemorado no dia 24 de junho, será celebrado com quermesse e uma programação especial. O evento começa com missa e procissão luminosa, às 17h na Tenda de Eventos, à Avenida Vicente de Carvalho, 787, no Centro.
A comemoração também conta com barracas de comidas típicas, música ao vivo, quadrilha, e outras atividades. A programação é realizada pela igreja matriz de Bertioga, com o apoio da prefeitura. Toda a verba arrecadada com as vendas da quermesse será destinada à reforma do templo.
São João Batista
Segundo a tradição católica, São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. O pai dele era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias; e a mãe foi Santa Isabel, prima de Maria, a Mãe de Jesus. São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois anunciou a vinda de Jesus e a salvação que o Messias traria para todos.
Quando São João Batista ficou adulto, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre iam ver as pregações que ele realizada à beira do rio Jordão.
Padroeiro
O Forte São João, fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, no Canal de Bertioga, foi reconstruído ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as obras definitivas sido concluídas em 1710. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo a capela reedificada sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.