Nesta quinta-feira (12), a partir das 20 horas, acontece o lançamento do Carnaval de Bertioga 2026. Evento ocorre na Pousada Conca di Mare, localizada em frente à praia, no bairro Indaiá, no mesmo local previamente anunciado. Na ocasião, será realizada a tradicional entrega da chave da cidade pelo Rei Momo, ato simbólico que marca a abertura da folia no município.
O evento também contará com uma homenagem especial à Macleid Ribeiro Ferreira, que será empossada, pela primeira vez, como Cidadã Samba de Bertioga.
A noite promete muito samba e animação, com apresentações da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Indaiá, da ala das baianas da Escola Bisnetos de Cacique, além da participação das cortes carnavalescas de todas as agremiações que integram o Carnaval bertioguense: Bisnetos de Cacique, Acadêmicos do Indaiá, Império Bertioguense e Preto e Branco do Forte.
Promovido pela Prefeitura de Bertioga, com organização da Liga Carnavalesca de Bertioga, o “Carnaval é + Família 2026” contará com programação diversificada, incluindo desfiles de blocos, apresentações das escolas de samba e bailes populares, levando alegria para diversos bairros da cidade.
A expectativa é de grande público para celebrar o início de mais uma edição da festa, que reforça o compromisso com um carnaval popular, organizado e voltado para toda a família.
Conheça a Corte Carnavalesca
Rainha do Carnaval - Michelle Dias
Michelle Dias iniciou no mundo do samba aos 5 anos de idade e, desde então, construiu uma trajetória marcante. Já passou por escolas de samba em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro e Bertioga.
Atualmente, é Rainha de Bateria da Real Mocidade Santista, em Santos, e atua como jurada de carnaval no módulo Dança, avaliando desfiles em cidades como Brasília, Porto Alegre e São Sebastião, entre outras.
Foi Madrinha de Bateria da Bisnetos de Cacique de 2020 a 2024 e também é repórter do Canal Samba Brasil, cobrindo grandes eventos carnavalescos da Baixada Santista. Este é seu segundo ano como Rainha do Carnaval de Bertioga.
Princesa - Nany Santos
Com 20 anos de atuação no Carnaval, a princesa da corte possui ampla experiência. Já desfilou como destaque de carro alegórico, destaque de chão, integrou alas e foi Madrinha de Bateria em escola de Cubatão, além de Princesa e Musa de Bateria da Amazônia e musa da escola Vem Que É 10.
Atualmente é Musa da Escola de Samba Mocidade Amazonense e acredita que este será seu último ano ocupando o posto. Na vida profissional, já atuou como cuidadora de idosos, trabalhou em escolinha e comércio. Hoje desenvolve trabalho social na ONG Educasurf.
Rei Momo - Moisés
Moisés é assessor parlamentar, com forte atuação nas comunidades, especialmente nas causas ligadas à saúde, área à qual dedica grande parte de sua vida pública e profissional.
Em 2025, teve a honra de ser Rei da Corte Carnavalesca, representando com orgulho a alegria e a tradição do carnaval. Apaixonado pelo samba e pela cultura popular, acredita na festa como instrumento de união, inclusão e valorização da família. Mesmo, segundo ele, “sem muito samba no pé”, carrega uma bateria pulsando no coração.
Cidadã do Samba - Macleid Ribeiro Ferreira
Assistente social, Macleid construiu sua relação com o samba por meio do trabalho comunitário, onde reconheceu a importância da cultura como ferramenta de autoestima, socialização e valorização das raízes africanas. Seu amor pelo Carnaval vem desde a infância, quando frequentava desfiles ao lado da mãe e da tia, nutrindo carinho especial por escolas como X-9 Santista e Gaviões da Fiel.
Aos 18 anos fortaleceu seus vínculos com Bertioga, sendo acolhida pela Bisnetos de Cacique e, mais recentemente, pela Império Bertioguense, além de participar ativamente dos blocos carnavalescos da cidade. “Me sinto muito honrada e feliz por ter sido indicada como Cidadã do Samba de Bertioga”, destacou.
Cabo do Samba - Maneco
Caiçara, advogado e amplamente conhecido como Maneco, Dr. Manoel Fernandes é presidente e fundador da Escola de Samba Bisnetos de Cacique. Fundou a agremiação e, há 26 anos, luta incansavelmente pelo desenvolvimento do Carnaval bertioguense, sendo uma das principais referências da cultura carnavalesca no município.
Reconhecido como Cabo do Samba em Bertioga, também participou da fundação de outras agremiações carnavalescas da cidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento, organização e crescimento da festa popular ao longo das décadas.
Serviço
O evento acontece a partir das 20 horas, na Pousada Conca di Mare, localizada em frente à praia, no bairro Indaiá, no mesmo local previamente anunciado.