Miss Inclusão destaca importância

da acessibilidade em Bertioga

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 16/03/2024

Miss Inclusão destaca importância da acessibilidade em Bertioga

Maria Eduarda de Souza Santos, vencedora do concurso Miss Inclusão 2023, realizado em Bertioga, ressalta a importância da acessibilidade para pessoas com deficiências (PCDs) nos equipamentos públicos e turísticos da cidade. Com 18 anos e portadora de artrogripose - uma malformação das articulações, Maria destaca que o concurso proporcionou visibilidade às PCDs e contribuiu significativamente para sua autoconfiança.

Residente em Bertioga, a jovem compartilha a experiência de frequentar o Forte São João com a família, onde recentemente foi instalado um elevador, permitindo que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham acesso às riquezas históricas da cidade. Segundo ela, essa iniciativa amplia as possibilidades de conhecer a história local e enxergar a cidade sob uma nova perspectiva.

As praias de Bertioga também são destacadas por Maria como locais de diversão acessível para PCDs, e de fácil proximidade aos pontos turísticos, como o Forte e a Praia do Indaiá.

Além disso, Maria ressalta o impacto positivo do Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), vinculado à Secretaria da Saúde, em sua vida. Graças aos tratamentos oferecidos pelo Nace, conseguiu deixar a cadeira de rodas e passar a utilizar um andador, conquistando maior independência ao longo dos anos. “Eu comecei a passar no Nace com seis meses de vida, fazendo fisioterapia, equoterapia, fonoaudióloga e psicóloga. O Nace é minha segunda casa, fui muito acolhida por todos de lá”, relatou Maria, que faz tratamento há 18 anos no local.

A cidade, além de ser acolhedora, contém diversos espaços para a qualidade de vida para PCDs acessarem equipamentos públicos e garantir a diversão e lazer, direito de qualquer cidadão. “Bertioga é uma cidade com praias lindas, boa de ser viver, e a sociedade é muito acolhedora”, disse Maria, concluindo que espera que cada vez mais possa ter acessibilidade para PCDs e eliminar todas as barreiras de inclusão social para qualquer um que apresente alguma condição de deficiência.

Obras no Parque dos Tupiniquins
A Prefeitura de Bertioga, litoral de São Paulo, está realizando uma série de intervenções no Parque dos Tupiniquins, às margens do Canal de Bertioga. As obras incluem melhorias na acessibilidade em todo o parque.

Estão sendo feotas a construção de passarelas e decks suspensos em madeira plástica, cobrindo uma área de 3.500 m². Essas melhorias não apenas contribuirão visualmente para o parque, mas também facilitarão o deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção e cadeirantes, promovendo a inclusão e acessibilidade para todos os públicos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo