Ciclismo em Bertioga

trilhas, praias e competições esportivas

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 05/04/2024

Ciclismo em Bertioga: Entre trilhas, praias e competições esportivas

O ciclismo em Bertioga não é apenas um meio de transporte ou uma atividade de lazer, mas sim uma verdadeira cultura enraizada na região caiçara. Nos últimos anos, essa prática tem ganhado ainda mais destaque, não só como uma excelente forma de melhorar o condicionamento físico, mas também como uma opção para explorar as belezas naturais da região e até mesmo participar de competições esportivas.

Bertioga oferece opções tanto para ciclistas iniciantes quanto para os mais experientes. Para aqueles que buscam passeios tranquilos, a orla da praia e as ciclovias da cidade são ótimas opções. Além disso, há uma trilha de 4 km que leva à Cachoeira do Guaratuba, ideal para famílias conhecerem o Parque Estadual Restinga de Bertioga, que contém grande biodiversidade e ecossistemas ricos.

A cidade também recebe eventos esportivos que incluem a modalidade de ciclismo, como o Triatlon e as Corridas de Aventura.

Esporte e competições

Para entender melhor as nuances desse esporte, conversamos com o Francisco Perez, da Expedição Chauás – empresa especializada em eventos esportivos de aventura. Ele é um atleta de 62 anos que pedala desde os 20, e organiza eventos esportivos desde 1998. Fran realizou expedições de Mountain Bike em diversos lugares do mundo, incluindo o Caminho da Fé, Circuito Europeu, as Serras Gaúchas, entre outros destinos.

Segundo o atleta existem diferentes modalidades de ciclismo, cada uma com suas particularidades. Uma delas é o ciclismo speed, praticado em estradas asfaltadas com bicicletas de roda fina. Já o ciclismo de aventura envolve longos percursos por estradas de terra e trilhas, utilizando bicicletas de montanha preparadas para terrenos irregulares.

Francisco destaca que a segurança é fundamental em qualquer tipo de ciclismo, seja de aventura, speed, transporte ou passeio. Capacete, luvas, sapatos fechados e roupas adequadas são essenciais para garantir a integridade física do ciclista.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo