Equipes de Saúde participam
Para melhorar cada vez mais os atendimentos oferecidos à mãe e bebê no Município, profissionais da secretaria de Saúde participaram, nesta semana, de uma oficina da Rede Cegonha, ministrada pelo Departamento Regional de Saúde – DRS IV.
O primeiro encontro reuniu médicos, enfermeiros e gestores, e abordou temas importantes como planejamento familiar, incentivo à amamentação, atendimento à gestante, desde o pré-natal até o pós-parto, quando a mulher e a criança retornam para cuidados nas Unidades de Saúde.
A articuladora da Saúde da Mulher da DRS IV, Patrícia Amorim Teixeira, falou da importância da oficina para o avanço na qualidade dos serviços de saúde. “A intenção da Regional de Santos, juntamente com a Secretaria de Saúde de Bertioga, é trazer o funcionário que está atuando na Rede Básica para um olhar diferenciado na assistência prestada a gestante e bebê”, diz.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, Bertioga atende hoje mais de 620 gestantes na rede básica, com acompanhamento de pré-natal.
Para Simone Papaiz, Diretora de Saúde, a grande preocupação da secretaria é qualificar os profissionais da Atenção Básica e atendimento hospitalar. “Essa união de equipes é muito importante para o sucesso deste período tão delicado e especial, que vai da gestação até os 40 dias de vida do bebê”, ressalta.
O objetivo do Município é realizar mais duas oficinas dentro dos próximos meses, em parceria com o Estado.