adota medidas preventivas
Bertioga decreta situação de Emergência e adota medidas preventivas para enfrentamento do coronavírus
A Prefeitura de Bertioga estabeleceu nesta sexta-feira (20), situação de emergência em saúde pública para o enfrentamento do novo coronavírus. A medida tem caráter preventivo contra uma eventual propagação da Covid-19, embora, até o momento, não haja casos confirmados da doença na Cidade.
O decreto prevê ainda a contratação de bens e serviços e profissionais de saúde para atendimento à população. Além disso, a tramitação dos processos referentes a assuntos vinculados à emergência deverá correr em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades municipais. O mesmo decreto normatiza medidas preventivas de âmbito regional adotadas pelo Município.
As determinações e recomendações foram decididas pelos nove prefeitos da região, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), realizada por videoconferência, na ultima quinta-feira (19).
Dentre as medidas está a proibição, por tempo indeterminado, do acesso total às praias do Município, a partir desta sexta-feira (20), incluindo barracas, colocação de cadeiras e guarda-sóis e práticas esportivas. Além disso, também estão suspensas as atividades de hospedagem nos hotéis, motéis, pousadas e estabelecimentos similares, bem como a paralisado o embarque/desembarque de passageiros, com finalidade turística, dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal no Município.
Também foi determinada a suspensão, a partir desta sexta-feira (20), das atividades nos seguintes locais: shopping center, centros de compras, galerias, academias de ginástica, clubes sociais, esportivos e similares, buffets infantis, casas de festas, casas noturnas, danceterias, musicais nos bares e estabelecimentos congêneres, campos e quadras esportivas (e similares), bem como igrejas e templos de qualquer culto.
Saúde
Ficam suspensos, por tempo indeterminado, os atendimentos de caráter ambulatorial, realizados, mediante agendamento das unidades básicas, com exceção de projetos estratégicos (pré-natal).
Prevenção
Desde a última segunda-feira (17), medidas preventivas em âmbito regional vêm sendo adotadas pelo Município, para evitar a transmissão do coronavírus. Dentre elas está a suspensão total das aulas nas escolas municipais e de autorização para vans e ônibus de turismo por tempo indeterminado.
Também estão suspensas as visitas hospitalares, atendimentos e atividades do Centro de Equoterapia e Núcleo de Apoio a Crianças Especiais (NACE), exceto consultas médicas na especialidade de neuropediatria, que acontecerão mediante agendamento.
Foto - Junior Imigrante