dos professores para manter medidas
Coronavírus: Bertioga antecipa as férias dos professores para manter medidas de prevenção
As férias dos professores da rede municipal foram antecipadas por conta das ações de prevenção ao covid-19. A medida começou a valer na terça-feira (07) e vai até dia 06 de maio, criando ainda recesso excepcional aos alunos das escolas e Neims (Núcleos de Educação Infantil Municipal).
A determinação segue o decreto municipal nº 3.342, concedendo férias aos docentes e servidores administrativos das escolas e creches municipais, que tenham período aquisitivo completo. Quem não tem direito às férias entra em recesso especial a compensar.
O decreto ainda estabelece que caso ocorra o fim do estado de calamidade pública reconhecido em 20 de março de 2020, as férias e o recesso especial por excepcional interesse público poderão ser interrompidos.
As escolas manterão expediente interno por meio de rodízio. Os diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e secretários, deverão exercer suas atribuições sob sistema de revezamento, a ser definido pelo diretor da unidade escolar.
Suspensão das aulas
As aulas das escolas municipais estão suspensas desde o último dia 23 de março, conforme previsto no decreto nº 3.319, para evitar a aglomeração de pessoas e exposição de alunos, funcionários e professores aos riscos do vírus.
Conteúdo online
Para manter a rotina de estudos dos alunos a Prefeitura de Bertioga disponibilizou uma plataforma digital de aprendizagem. A ferramenta gratuita pode ser acessada através do link: http://gg.gg/bertiogaedu e reforça o conteúdo que já estava em desenvolvimento nas escolas.
As atividades disponíveis no portal são distribuídas de acordo com o ano e etapa cursada pelo aluno e serão atualizadas quinzenalmente pelos técnicos da Secretaria de Educação, com o suporte das equipes escolares. Além do material de apoio, os estudantes terão acesso ao acervo de livros didáticos e infantis, distribuídos por meio da biblioteca on-line.
Para a etapa creche é oferecido um guia com dicas e orientações de experiências e brincadeiras que as famílias podem praticar com os bebês e as crianças, durante o período de isolamento.
As unidades de ensino, seguindo o ano de matrícula do aluno, vão disponibilizar o material impresso para as famílias que não tiverem acesso ao recurso. Apesar disto, o conteúdo não é obrigatório, servindo como apoio para as matérias já desenvolvidas dentro das salas de aula.
Foto: Diego Bachiéga