unidade itinerante de apoio
Procon Móvel realiza atendimentos diversos em Bertioga
Com o objetivo prestar serviços à população, o 'Procon Móvel', unidade itinerante de apoio ao consumidor, esteve em Bertioga nos dias 24 e 25 deste mês, no bairro do Caiubura.
A iniciativa foi promovida pela Fundação Procon/SP em parceria com o Órgão Municipal de Defesa do Consumidor.
A viatura do órgão estadual fez parte da Ação Solidária, promovida na sede da Associação de Moradores do Bairro Caiubura (AMBC), na última terça e quarta-feira, das 10 às 16 horas, na Rua Um, 460.
Consumidores e comerciantes tiveram disponíveis diversas orientações como proceder em casos de restrições no nome das pessoas para pesquisas junto SERASA/SPC e SCPC, orientação como proceder para cadastro e desbloqueio da Nota Fiscal Paulista, sobre a falta de atendimento para a prestação de serviço das empresas de telefonia e TV a cabo, multas sobre desmatamento, orientação sobre a emissão de nota fiscal, cobranças abusivas e negociação de dívidas com as empresas.
Foram contabilizadas 12 prestações de serviços na terça e outras 18 na quarta-feira, totalizando 30 atendimentos de simples consulta e extra Procon. Caso não sejam seguidas as orientações sugeridas pelo órgão municipal após os apontamentos dos consumidores, esses estabelecimentos poderão ser notificados.
Ainda entre os procedimentos, aconteceu a distribuição de aproximadamente 180 materiais educativos, como folders informativos e cartilhas sobre as relações de consumo em geral e de educação financeira.
Três empresas serão notificadas pelo Procon de Bertioga, por meio de uma carta de informações preliminares (CIP) para prestarem esclarecimentos sobre fatos alegados e documentados pelos consumidores.
A atividade itinerante amplia o acesso da população que reside em bairros mais distantes da Cidade e regiões próximas. Além de educar o cidadão sobre processos consumeristas, o principal objetivo é levar facilidade de acesso aos serviços.
Serviço
O Órgão Municipal de Defesa do Consumidor está disponível para comerciantes e consumidores pelos telefones (13) 3319-9705 ou (13) 3319-9708 (WhatsApp), ou pelo e-mail: procon@bertioga.sp.gov.br.
Os canais estão disponíveis para orientações, informações, reclamações e denúncias. Para baixar o Código de Defesa do Consumidor, acesse: www.procon.sp.gov.br.