O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga está passando por obras de reforma e ampliação, e em breve terá um local mais confortável e completo para atendimentos. Em paralelo às obras, a unidade realizou, no endereço temporário, cerca de 15 mil atendimentos em 2023.
Entre os atendimentos ofertados, o CCZ realizou 10.684 atendimentos clínico, 1.636 castrações e 1.560 vacinações antirrábica, entre outros serviços oferecidos. A unidade é um setor do Departamento de Vigilância em Saúde com a função de prevenir a propagação de doenças provenientes de animais para humanos, entre elas, leptospirose, doença de chagas, leishmaniose, febre maculosa, raiva e esporotricose, que podem ser transmitidas inclusive por animais domésticos.
A unidade também tem como foco o cuidado com os animais, realizando um forte trabalho de conscientização contra maus tratos, abandono, controle populacional, por meio das castrações, e combate a doenças nos animais que possam infectar humanos.
REFORMA E AMPLIAÇÃO
Os serviços de reforma e ampliação do novo CCZ estão sendo realizados em área de 1.000 m². O espaço prevê atendimento para animais domésticos como cães e gatos, com canil, gatil, centro cirúrgico e ala de internações; e para animais silvestres, uma estrutura de acolhimento e tratamento, em razão dos parques estaduais da Serra do Mar e Restinga de Bertioga.
ATENDIMENTO PROVISÓRIO
Enquanto acontecem as obras, o CCZ atende temporariamente na Rua Mestre Pessoa, 685 (antiga garagem da prefeitura), no Centro.