para preservação da Mata Atlântica
Nesta sexta-feira (29), Bertioga deu mais um passo importante para a preservação ambiental ao entregar os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) e de Educação Ambiental (PMEA). As iniciativas foram realizadas em parceria com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT) e contaram com ampla participação popular por meio de oficinas realizadas entre 2023 e 2024, além do apoio de órgãos da sociedade civil.
Durante a elaboração do PMMA, foram realizadas 10 visitas técnicas para análise da vegetação e 6 Oficinas de Diagnóstico Participativo com a população, que permitiram identificar a situação atual da Mata Atlântica no município e mapear suas principais ameaças.
O PMMA é um instrumento de gestão participativa que orienta ações de proteção e uso sustentável da Mata Atlântica em Bertioga. Ele inclui um diagnóstico detalhado da vegetação, identifica fontes de desmatamento, define áreas prioritárias para conservação e recuperação, e propõe medidas preventivas para preservar a vegetação nativa.
O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) visa promover, principalmente, a conscientização e a educação ambiental no município. Durante a elaboração do plano, foram realizadas 15 oficinas participativas, nas quais os moradores tiveram a oportunidade de contribuir ativamente com sugestões que enriqueceram o projeto. Além disso, ocorreram 12 reuniões voltadas para a discussão e construção do PMEA, garantindo um processo colaborativo e inclusivo.
“A entrega desses planos reforça o compromisso de Bertioga com a sustentabilidade, ao integrar planejamento técnico e participação comunitária na defesa do meio ambiente”, destacou Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente.