sexual com alunos da EJA
Com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde e ampliar o alcance das ações preventivas no município, neste mês, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Bertioga participaram de uma campanha de prevenção e detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, os estudantes realizaram testes de HIV, sífilis e hepatites, além de receberem orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. A campanha teve início na Emeif Boraceia e seguiu para as escolas EM Jardim Vista Linda e EM Giusfredo Santini, polos da modalidade na cidade.
A EJA é voltada para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade apropriada. Além de oferecer oportunidade de aprendizado, a modalidade prepara os alunos para o exercício da cidadania e para a qualificação no mercado de trabalho.
No município, a EJA corresponde ao antigo ciclo de 1ª a 4ª série, hoje equivalente ao 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, e é oferecida no período noturno, das 18h30 às 22h30. Para fazer a matrícula, basta comparecer a um dos polos com os seguintes documentos em mãos: comprovante atualizado de residência, cópia da Certidão de Nascimento, cópia do RG e CPF do aluno ou responsável legal, duas fotos 3x4 e Histórico Escolar comprovando a série (se possível).