de animais silvestres
O Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga realizou, nesta quinta-feira (05), três importantes resgates de animais silvestres, reafirmando o compromisso da cidade com a proteção da fauna local e a segurança da população.
Dois filhotes de andorinhas debilitados foram resgatados na Rua José Alexandre de Moura Negrini, nº 412, no bairro Vista Linda, após solicitação recebida via Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM), e encaminhados ao Gremar, instituto especializado na reabilitação de espécies.
Além disso, após solicitação via Cecom duas serpentes foram resgatadas: uma jararacuçu encontrada em uma residência no bairro Riviera e uma cobra-d’água nas proximidades do Forte São João. Os répteis, após avaliação, foram devolvidos ao seu habitat natural.
Resgate de animais
Os animais silvestres capturados que requerem cuidados especiais são encaminhados para o Gremar, um instituto dedicado à reabilitação dessas espécies. Aqueles que têm condições de retorno imediato à natureza são soltos.
Serviço
Para emergências envolvendo animais silvestres, o resgate pode ser solicitado 24 horas por dia pelos telefones 153 (Central de Comunicações e Monitoramento – CECOM) ou 199 (Defesa Civil). O Centro de Controle de Zoonoses de Bertioga também atua no atendimento a animais domésticos.