Prefeitura intensifica combate à dengue
Como estratégia de prevenção à dengue, a prefeitura de Bertioga iniciou uma força-tarefa com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Até sexta-feira (7), a mobilização ocorrerá no Centro e nos núcleos Ana Paula e Mangue Seco, com início às 9h30. O cronograma prevê ações em todos os bairros da cidade.
Durante a ação, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão nas ruas realizando ações de bloqueio e eliminação de focos e criadouros do mosquito. Além disso, a população receberá orientação sobre como prevenir a proliferação do mosquito, com foco na identificação e eliminação de locais propícios à criação de larvas, como caixas d'água destampadas, pneus, potes e recipientes acumuladores de água.
As equipes também estarão atentas à coleta de objetos que possam servir de criadouros, realizando ações de descarte responsável. Para isso, a ação contará com o Cata-Treco, serviço gratuito de retirada de materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras e outros objetos grandes que não são recolhidos pela coleta regular de lixo, mas que podem se tornar focos do mosquito, sendo necessário que os munícipes ou comerciantes deixem os itens fora de suas residências, de forma organizada.
“A ação faz parte de um esforço contínuo da prefeitura para reforçar o combate à dengue em toda a cidade, com a presença de agentes e a mobilização de recursos durante as próximas semanas para alcançar todos os bairros. A colaboração da comunidade é essencial, e a prefeitura reforça o compromisso de promover um ambiente mais seguro e saudável para todos os cidadãos”, reforçou a secretária de Saúde, Fabiana Paviani.
Sintomas e Cuidados
Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são alguns dos sintomas das doenças. A infecção pode ser leve ou grave. Se for grave, o quadro clínico da dengue pode evoluir para hemorrágica.
O paciente com dengue, zika e chikungunya precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica. É fundamental que ao apresentar sintomas graves a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua casa para uma primeira avaliação médica.