Mais de 2 t de inservíveis recolhidas.
No primeiro trimestre de 2025, Bertioga intensificou as ações contra a dengue com uma grande campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante a força-tarefa, mais de 25 mil imóveis foram visitados, resultando no recolhimento de mais de duas toneladas de inservíveis.
A parceria das secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos percorreu todos os bairros da cidade, com orientações e bloqueios promovidos pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), ajudando a conscientizar a população, estimulando a redução de criadouros nos imóveis.
Outro aliado da campanha foi o Cata-Treco, um serviço gratuito da Prefeitura que retira materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos, madeiras e outros objetos grandes que não são coletados pelo serviço regular de lixo, mas que podem se tornar focos para a criação de larvas do Aedes aegypti.
A secretária de Saúde, Fabiana Paviani, destacou que apesar da situação de normalidade no cenário epidemiológico, não é momento de baixar a guarda: "a participação da população é fundamental para que possamos continuar com esse controle. Todos precisam estar atentos e manter os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. É imprescindível que cada morador faça sua parte, eliminando criadouros e colaborando com as ações da Prefeitura".