Bertioga discute plano ambiental
A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira (10) oficinas públicas com o objetivo de apresentar a atualização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município. Os encontros, abertos à população, focaram na construção coletiva de soluções e estratégias para o gerenciamento sustentável de resíduos nos próximos 10 anos, e ocorreram nos bairros Centro e Boraceia.
As oficinas foram realizadas em parceria com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, responsável por apoiar tecnicamente a elaboração do plano e a condução das atividades participativas.
DESCENTRALIZAÇÃO
Levada aos bairros, a iniciativa buscou ampliar o acesso e garantir a participação de moradores de diferentes regiões. A primeira oficina aconteceu no período da tarde, no Centro de Educação Ambiental (CEA), no Centro. A segunda, no início da noite, foi promovida na Vila do Bem Regional Norte, em Boraceia.
Durante os encontros, os participantes puderam conhecer as novas diretrizes do plano e contribuir com sugestões e demandas locais. Um dos principais pontos discutidos foi o fortalecimento das ações de educação ambiental contínua como ferramenta para promover mudanças de comportamento e engajamento da população em práticas sustentáveis.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a escuta ativa da comunidade permitiu identificar prioridades para a próxima década, como o aumento da coleta seletiva, o incentivo a práticas comunitárias, melhorias na infraestrutura de resíduos e a ampliação de programas educativos, entre outros.
A iniciativa reforçou o compromisso da gestão municipal com a participação cidadã e com a criação de políticas públicas ambientais eficazes, inclusivas e voltadas ao futuro.