Bertioga reduz fumaça da frota de ônibus

Bertioga reduz fumaça da frota de ônibus

Saiba Mais

28/07/2025
Author avatar
Prefeitura do Município de Bertioga

Como parte do compromisso com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade do ar, a Prefeitura de Bertioga realizou mais uma edição do monitoramento de emissão de fumaça preta em veículos movidos a diesel. O estudo é resultado de uma ação conjunta entre a Diretoria de Trânsito e a Diretoria de Educação Ambiental, que trabalham lado a lado para garantir uma cidade mais sustentável.

A iniciativa segue a Lei Municipal nº 860/2009, que determina o controle da poluição atmosférica por meio da inspeção veicular da frota pública municipal e de empresas prestadoras de serviço. Entre os dias 20 de junho e 25 de julho de 2025, foram avaliados 175 veículos da frota municipal, locada e terceirizada, como Monte Azul, Terracom, Molise, Vasconcelos e Santos, entre outras empresas.

As inspeções utilizaram a Escala Ringelmann, método regulamentado pela Resolução CONDEMA nº 10/2013, que mede a densidade da fumaça emitida por motores a diesel. De acordo com a legislação nacional, o limite máximo permitido para cidades como Bertioga — situada abaixo de 500 metros de altitude — é de 40% de opacidade (nível 2 da escala).

O resultado foi positivo: 100% dos veículos avaliados estão dentro dos limites permitidos, com índices entre 0 e 40% de emissão de fumaça. Isso demonstra o cuidado e a responsabilidade ambiental da gestão municipal com relação ao uso dos veículos no transporte urbano e na execução de serviços públicos.

A fiscalização ambiental dos veículos é essencial para mitigar os impactos da poluição do ar, promovendo mais saúde para a população e equilíbrio para os ecossistemas locais. O relatório reforça a importância da continuidade dessas inspeções periódicas, que garantem não apenas o cumprimento da legislação, mas também avanços concretos na política ambiental da cidade.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo