No último sábado (27), observadores realizaram uma descoberta inédita em Bertioga durante expedição ao Itatinga. Um grupo composto por integrantes do Clube de Observadores de Aves de Bertioga (COAB) e alunos do curso de Roteirização de Observação de Aves registrou o Mergulhão-Grande.
O objetivo da saída era celebrar o encerramento do curso promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Sebrae. Valorizando a interconexão entre rio, mar, animais, seres humanos e florestas.
A expedição, guiada pela monitora ambiental Claudia Regina Piveta, resultou em uma surpresa de grande relevância: o registro de uma espécie inédita para o catálogo oficial do município. O grupo conseguiu avistar o Mergulhão-grande (Podilymbus podiceps), uma ave que não possuía registro oficial em Bertioga.
O registro foi prontamente carregado na plataforma eBird (https://ebird.org/home). Disponível para interessados em acompanhar a lista completa da expedição, que destaca a riqueza da biodiversidade presente em Bertioga.
“A alegria de registrar uma espécie inédita em Itatinga é um presente e nos inspira.
Esta ave é o nosso lembrete de que o potencial de Bertioga é imenso e está em todas as interações da nossa natureza: no rio, no mar, nos animais e nas florestas. Com o engajamento de cada morador e turista que ama a natureza, podemos colocar nosso santuário natural no topo mundial de avistamento de aves, enriquecendo nossos roteiros de ecoturismo,” destacou a monitora.
BERTIOGA PREPARA OBSERVAÇÃO COLETIVA
A descoberta chega em um momento crucial, servindo como um aquecimento para o evento Big Day de observação de aves, que acontecerá no dia 11 de outubro.