Bertioga realiza ações para o combate à tuberculose
No mês de Luta contra a Tuberculose, Bertioga promove ações para a prevenção e combate à doença. A programação terá busca ativa junto a pacientes das unidades de saúde e população em situação de rua.
A ação acontecerá, no dia 28, das 10 às 16 horas, na sala de espera do Hospital Municipal de Bertioga e durante consultas nas Unidades Básicas de Saúde.
A equipe do Programa Municipal de Combate à Tuberculose também realizará abordagens a pessoas em situação de rua, no dia 27, das 18 às 22 horas, e na Casa de Passagem de Bertioga, no dia 30, das 10 às 15 horas, com o objetivo de identificar e orientar pessoas com os sintomas, como tosse há mais de duas semanas, febre alta e perda de peso.
Para detecção, é feita coleta de exame específico (baciloscopia) para sintomáticos respiratórios. Em caso de diagnósticos positivos, os pacientes são encaminhados para tratamento.
TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
O principal sintoma é tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por duas semanas ou mais seja examinada. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço ou fadiga.