Espetáculo “Os Lavadores de Histórias”

Espetáculo “Os Lavadores de Histórias” em Bertioga

Saiba Mais

Cia Achadouros 11/05/2024

Cia de Achadouros inicia celebração de dez anos com temporada no Vale do Paraíba e Litoral Norte

 

Inspirado nas poesias de Manoel de Barros, o espetáculo une circo, teatro de sombras e objetos, trazendo uma reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e o poder da imaginação, valorizando as coisas simples da vida e a beleza escondida nas sutilezas. 

 

Cia de Achadouros apresenta “Os Lavadores de Histórias” no Vale do Paraíba e Litoral Norte

 

No dia 20 de abril de 2024 (sábado), a Cia de Achadouros (@ciadeachadouros) inicia a temporada de circulação do espetáculo infantil “Os Lavadores de Histórias”, com apresentações gratuitas em diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.

 

No dia 20 de abril (sábado), às 16h, com entrada gratuita, o grupo apresenta “Os Lavadores de Histórias” no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba. No dia 27 de abril (sábado), às 16h, a apresentação acontece no Auditório Frei Galvão, em Guaratinguetá, e no dia 28 de abril (domingo), às 17h, no Espaço Cultural Teatro Galpão, em Pindamonhangaba. Em maio a temporada passa pelas cidades de Cruzeiro e Bertioga, em junho por Jacareí e julho por  Paraibuna.

 

Dirigida por Tereza Gontijo, a montagem apresenta Urucum, Tomtom e Jatobá, que atuam como lavadores de histórias. Eles carregam consigo o “rio da memória”, no qual vão lavando objetos esquecidos que encontram em quintais abandonados, revelando assim memórias de outros tempos, histórias divertidas e momentos emocionantes vividos em cada um desses lugares.

 

Por meio de cenas cômicas, circenses, teatro de sombras e objetos, o espetáculo faz uma sensível reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e da imaginação, e lança sobre a infância o olhar lúdico  contido na poesia.

 

O trabalho, assim como a poesia de Manoel de Barros, trata da importância de se valorizar pequenas coisas na vida, a beleza escondida nas sutilezas, a graça da imaginação, a importância das relações, as brincadeiras espontâneas e colaborativas e o contato com a natureza. Entre os poemas que representam a peça, está “Desobjeto”, no qual o poeta fala sobre como a imaginação é capaz de ressignificar objetos.

 

A partir de uma imersão na obra do poeta, a Cia de Achadouros realizou um processo de pesquisa por ruas do bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo (SP), em busca de histórias reais da memória afetiva de pessoas comuns (moradores antigos do bairro e crianças) que foram abordadas em cenas da peça.

 

O espetáculo estreou em 2018 e, desde então, realizou dezenas de apresentações por todo o estado de São Paulo, sendo indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Prêmio FEMSA e um dos principais prêmios de teatro infantil e jovem da América Latina) nas categorias Direção Revelação e Trilha Musical Adaptada, além de receber 4 estrelas pela revista Veja São Paulo e ótima avaliação pela crítica especializada, como Dib Carneiro Neto, do site Pecinha é a Vovozinha.

 

A temporada é a primeira ação do projeto “Cia de Achadouros faz Dez Anos”, contemplado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 de Grupos e Coletivos Artísticos, realizado em parceria com a Leneus Produtora de Arte, que promoverá a circulação dos espetáculos do grupo por quatorze cidades do Estado de São Paulo, oficinas formativas de teatro e palhaçaria, além da criação de um novo espetáculo infantil.

 

A Cia de Achadouros surgiu em 2014, tendo como base de sua pesquisa a linguagem da palhaçaria, das máscaras e da comicidade popular. O grupo possui um repertório que já foi visto por mais de 15 mil pessoas, que transita pelo teatro para as infâncias e o teatro adulto, além de um projeto de contação de histórias que aborda a diversidade dos causos e contos da cultura popular brasileira herdada dos nossos antepassados, e investiga a participação do público com deslocamento pelos espaços cênicos.

 

Ficha Técnica: Dramaturgia: Silvia Camossa. Direção: Tereza Gontijo. Elenco: Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes. Cenografia: Alício Silva e Bira Nogueira. Figurino: Cleuber Gonçalves. Iluminação: Giuliana Cerchiari. Adereços: Clau Carmo e Cia. de Achadouros. Pesquisa Musical: Emiliano B. Favacho e Tereza Gontijo. Músicas: Kevin Macleod. Edição de som: Emiliano Favacho e Rodrigo Régis. Voz em off: Evandro Favacho. Grafite/painel: Celso Albino. Operação de som: José Olegário Neto. Operação de luz: Francisco Renner. Preparação corporal: Ana Maíra Favacho e Erickson Almeida. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Gestão de mídias sociais: Rúbia Galera. Assistente de Produção: Samuel Paixão. Coordenação de Produção: Fabiano Lodi. Produção Geral: Leneus Produtora de Arte.

 

Informações: www.instagram.com/ciadeachadouros e www.facebook.com/ciadeachadouros

Teaser do espetáculo “Os Lavadores de Histórias”: https://www.youtube.com/watch?v=6KRIa-Y-YKg

 

Serviço: Espetáculo  “Os Lavadores de Histórias”

Com Cia de Achadouros

Sinopse: Urucum, Tom Tom e Jatobá são lavadores de histórias que, todas as noites, visitam quintais da infância para lavar o que ali fora esquecido e revelar memórias. Eles ficam tocados e se divertem com as personagens e segredos de cada história revelada. Combinando o encanto do teatro de sombras, do circo e do teatro narrativo, o espetáculo convida o público a reviver as próprias memórias e relembrar a infância, com o intuito de que não se perca o que foi vivido em cada lugar. Duração: 50 minutos

Grátis - Classificação Livre

Quando: 11 de maio de 2024 (sábado) - Horário: 19h - Onde: Espaço Cultural Praia - Endereço: Av. Tomé de Souza, 538, Bertioga - SP

Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini - Whatsapp 1199568-8773 - luciana.gandelini@gmail.com

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!