Festival Indígena de Bertioga

recebe cerca de 32 mil visitantes

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 26/04/2023

Festival Indígena de Bertioga recebe cerca de 32 mil visitantes

Entre 19 e 23 de abril, cerca de 32 mil visitantes puderam realizar uma verdadeira imersão à cultura dos povos originários na segunda edição do Festival Indígena de Bertioga (FIB).
 
O FIB proporcionou diversas atrações aos visitantes, como esportes tradicionais, oficinas de artesanato, pinturas corporais, danças, ações da juventude indígena, cantos, rituais, dentre outras atividades. Além disso, o festival recebeu as apresentações do MC Owerá, do cantor Jorge Vercillo e do grupo Brô Mc’s.
 
Mais que apresentações culturais, o Festival contou com diversos momentos de reflexão, por meio de fóruns e cerimônias, discutindo o protagonismo indígena na defesa do território.
 
“O Festival Indígena de Bertioga já é o maior evento cultural dedicado aos povos indígenas do Brasil. É um espaço no qual são apresentadas artes e cultura, e também um momento de defender e reivindicar direitos”, ressaltou Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo e Cultura de Bertioga.
 
Realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), o evento reuniu as delegações indígenas das etnias Guarani do Rio Silveira de Bertioga; Bakairi (Paranatinga – MT), Bororo (Rondonopólis – MT), Xavante (Campinápolis – MT), Kaingang (Candido de Abreu – PR), Kuikuro (Canarana – MT), Kalapalo (Canarana – MT), Fulni-Ô (Águas Belas – PE), Pataxó (Porto Seguro – BA) e Terena (Aquidauana – MS).
 
“Para nós indígenas, este evento é muito importante, ele nos dá visibilidade para mostrar nossa cultura para o Brasil e para o mundo”, disse Ubiranan Pataxó, representante da etnia.
 
Com o tema “Água é Vida”, o festival trouxe a “Cerimônia das Águas”, que buscou levantar o debate sobre as crises ambientais, ressaltando os conhecimentos e sabedorias indígenas na Década Internacional das Águas dos Oceanos e Rios.
 
“O FIB é uma oportunidade que a gente tem para conversar com quem não conhece muito a cultura indígena. Este ano a gente abordou a questão da água e através destes debates, buscamos gerar uma nova sociedade, um novo pensamento ecológico, sempre baseado na cultura dos nossos ancestrais”, salientou Marcos Terena, fundador e presidente do ITC.

O evento, que busca preservar, valorizar e dar visibilidade às tradições indígenas, faz parte do calendário “Bertioga é + diversão e aventura 365”, que tem o objetivo de impulsionar o turismo e acelerar a retomada econômica do Município.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo