Profissionais vistoriam trilha turística

para instalar pontes de madeira

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 27/06/2023

Profissionais vistoriam trilha turística em Bertioga para instalar pontes de madeira

Nesta segunda-feira (26) a Trilha da Torre 47, localizada em Bertioga, passou por vistoria. Durante o percurso, profissionais identificaram os pontos que precisam de instalação de pontes de madeira, para facilitar o caminho realizado pelos turistas e condutores de turismo.

De acordo com o chefe de Ecoturismo da Secretaria de Turismo e Cultura, Aluízio Durço, a Pasta está auxiliando as associações autorizadas pela Fundação Florestal na estruturação de pontes e pinguelas [pequenas pontes de madeira].

 

 

 

Ainda segundo Durço, a verba e a doação dos materiais para a construção das pontes são do FUNBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental). O chefe de Ecoturismo ressaltou que acompanhou a vistoria, e que as instalações devem começar a serem feitas após os técnicos indicarem quais são os pontos prioritários.

 

 

 

Trilha da Torre 47

 

 

 

O acesso a esta trilha é feito pela travessia da Ponte da Banana sobre o Rio Jaguareguava. O trajeto passa em meio a vegetação preservada de Mata Atlântica, onde é possível contemplar  diferentes ecossistemas, realizar práticas de fotografia da natureza e observação de aves, além de opções de lazer em belas cachoeiras e piscinas naturais.

 

 

 

A trilha de dificuldade média deve ser feita obrigatoriamente com monitores cadastrados pela Prefeitura e pelo Parques Estaduais Restinga de Bertioga. O percurso tem 8 km e duração de aproximadamente 5 a 6 horas.

 

 

 

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: abeco.tur.eco@gmail.com ou Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com ou Instagram: @monitores.bertioga.

 

 

 

Parque Estadual Restinga de Bertioga

 

 

 

O Parque Estadual Restinga de Bertioga tem como objetivo a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor biológico entre os ambientes marinho-costeiro, a restinga e a Serra do Mar.


Possui as fitofisionomias [vegetação] do litoral paulista, com destaque para: manguezal, restinga e floresta ombrófila densa de Terras Baixas. Abrange 98% dos remanescentes de mata de restinga da Baixada Santista. Apresenta 44 espécies vegetacionais ameaçadas de extinção e abriga 53 espécies de bromélias – 1/3 das espécies de todo o estado. Na fauna, nove espécies de aves, 14 de répteis e anfíbios e seis de mamíferos estão sob algum grau de ameaça.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo