GCM de Bertioga apreende

dois homens por pichar patrimônio

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 23/08/2023

GCM de Bertioga apreende dois homens por pichar patrimônio público

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga efetuou a prisão de dois brasilienses, após serem flagrados pichando um patrimônio público, situado ao lado da Praça de Esportes Radicais. Os infratores foram conduzidos à Delegacia de Polícia. A ação da GCM ocorreu nesta quarta-feira, 22.

A prisão em flagrante delito foi ratificada pela autoridade policial, em desfavor de ambos, em tese, pelo crime de dano qualificado, em razão de o crime ter sido cometido contra o patrimônio do município, além disso, foi arbitrada a fiança criminal no valor de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais) para cada um dos indiciados, os quais responderão em liberdade.

Com os infratores, foram apreendidas tintas para produzir pichações e instrumentos que foram utilizados para a prática da infração.

"A secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, ressalta a importância das denúncias para coibir esse tipo de situação, como fez o cidadão ao acionar a GCM. Além disso, a cidade de Bertioga conta com uma estrutura de patrulhamento da Guarda Civil Municipal em todo o município, bem como monitoramento 24 horas pelo Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe)."

Vale ressaltar que a lei distingue a grafitagem artística desse tipo de conduta. Enquanto a grafitagem artística consiste em uma expressão urbana que pode ser realizada com a finalidade de valorizar o patrimônio público, desde que haja autorização do órgão competente e observância de outras regulamentações legais, a pichação é considerada uma ação visualmente agressiva que contribui para a degradação da paisagem urbana. Ela é classificada como vandalismo sem qualquer valor artístico.

COMBATE

As denúncias podem ser feitas tanto pelo número 153 quanto pelo número de emergência 190.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo