Projeto ‘Ruas e Memórias’

homenageia Antônio Rodrigues

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 23/08/2023

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Antônio Rodrigues

A Prefeitura homenageia Antônio Rodrigues, como parte do projeto "Ruas e Memórias". A Rua Daniel Ferreira, Indaiá, Bertioga/SP, CEP 11260-555, foi denominada como Rua Antônio Rodrigues, em referência ao homenageado, por meio do Decreto n. 4.246, de 16 de agosto de 2023.

A iniciativa tem como objetivo prestigiar e eternizar pessoas, dando o nome às vias ou praças públicas. Nos locais são instaladas placas que contam a trajetória de cada pessoa homenageada.

Sobre o homenageado:

Antônio Rodrigues, nascido em 16 de março de 1925, no Município de Guarujá, Antônio era filho do imigrante português José Rodrigues e de Maria Garcês do Espírito Santo, cuja origem remete às raízes indígenas.

Aos 5 anos, sua família mudou-se para Bertioga, no bairro do Indaiá. Desde jovem, Antônio absorveu os valores do trabalho e do esforço. Com a morte prematura de seu pai aos 8 anos, ele assumiu responsabilidades além de sua idade, trabalhando na residência da família Ermirio de Moraes. Foi nesse período que sua amizade com o saudoso Antônio Ermirio de Moraes teve início, uma amizade que perduraria por toda a vida.

Apesar de sua aspiração inicial de seguir a carreira militar, Antônio encontrou outro caminho notável. Iniciando como balconista no bar de Sr. Jorge Isaac aos 18 anos, ele rapidamente demonstrou sua determinação e capacidade empreendedora. Logo depois, ergueu seu próprio bar de madeira e bambu, que mais tarde se transformaria em uma próspera mercearia, oferecendo desde bebidas até tecidos de chita. Ficou à frente do bar e da mercearia até 2002, totalizando quase 45 anos de funcionamento.

Seu Antônio teve um impacto profundo em Bertioga. Além de iniciar uma imobiliária que ainda atua na cidade, em 1975, em conjunto com o então prefeito de Santos, Antônio Manoel de Carvalho, co-fundou a Primeira Festa da Tainha. A festa iniciava com um campeonato de "Picaré", no qual o participante que trouxesse o maior número de tainhas era declarado vencedor. Esse evento se tornou tradicional até os dias de hoje. Apaixonado pelo Indaiá e orgulhava-se em dizer que ajudou a construir o seu bairro, orientando os trabalhadores da empreiteira. 

 Sua jornada também foi marcada pelo amor, e de sua união com Cleunice nasceram cinco filhos: Marly, Antônio, José Carlos, Wilson e Rosely. O fato dos 5 filhos terem concluído o ensino superior, algo pouco comum naquela época, foi motivo de muito orgulho para ele.

Foi um pai, avô e bisavô presente e muito prestativo. Teve doze netos: Rodrigo, Mariana, Thiago, Carolina, Marco Antônio, Diego, Matheus, Gabriella, Thatiane, Lucas, Guilherme e Bruno e até então oito bisnetos: Arthur, Beatriz, Maria Clara, Elena, Felipe, Pedro, Gabriel e Antônio.

No dia 11 de setembro de 2022, aos 97 anos de idade, Seu Antônio Rodrigues deixou este mundo, mas seu legado e suas histórias continuaram a ecoar nas memórias daqueles que tiveram a honra de compartilhar sua vida.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo