PROCON/SP ministra Palestra em Bertioga

para um grupo de colaboradores

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 25/08/2023

PROCON/SP ministra Palestra em Bertioga

O Procon/SP – Núcleo Regional de Santos, em parceria com o Órgão Municipal de Defesa do Consumidor de Bertioga, realizou atividade de Palestra Orientação Financeira, para um grupo de colaboradores da SABESP em Bertioga, nesta terça-feira (22).

A palestra, com o tema Educação para o Consumo, teve como objetivo orientar os consumidores, jovens e adultos, abordando de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Devido que já algum tempo, o mercado financeiro passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros.

As palestras são oferecidas gratuitamente, atendendo à solicitação dos interessados, tais como: órgãos públicos, ONGS, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.

O Procon/SP também oferece palestras com outras temáticas e informações, como Direitos Básicos do Consumidor e Consumidor e o Idoso.

Direitos Básicos do Consumidor
A palestra oferece informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas.

 Consumidor e o Idoso
A palestra aborda os direitos básicos voltados para o consumidor idoso, com informações gerais sobre as relações cotidianas de consumo, práticas do mercado, problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, entre outros.

Serviço
O Código de Defesa do Consumidor está disponível no site www.procon.sp.gov.br.

Órgão Municipal de Defesa do Consumidor - PROCON BERTIOGA.

O atendimento online para Orientação e Triagem acontece de segunda a sexta-feira, das 9:00h às 16:00h por meio do www.procon.sp.gov.br ou pelo 13 3319-9708 (whatsapp).
 
Outras informações: 13 3319-9705 ou 13 3319-9708 (whatsapp).

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo