Bertioga realiza oficinas participativas

elaboração do Plano Municipal

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 27/09/2023

Bertioga realiza oficinas participativas para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga e a Comissão de Educação Ambiental, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizam nos dias 3 e 4, as duas primeiras oficinas para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA). O objetivo é fortalecer o sistema de educação ambiental, formando cidadãos críticos e conscientes de seu papel para uma sociedade comprometida com a preservação do meio ambiente.

O PMEA é um instrumento que orienta a gestão da educação ambiental para a construção de sociedades sustentáveis, promovendo a compreensão do meio ambiente, a participação individual e coletiva na promoção do bem-estar ambiental.

Nas oficinas serão abordados temas como biodiversidade, gestão das águas, uso do solo, arborização urbana e resíduos sólidos, incluindo preocupações globais como mudanças climáticas e lixo no mar. Será o início de troca de experiências e definição dos ideais do plano.

A partir do PMEA, serão definidas diretrizes, estratégias, metas e ações para a educação ambiental em Bertioga, abrangendo tanto a educação formal, que ocorre no sistema escolar, quanto às atividades não formais, que acontecem fora desse sistema.

A criação do Plano visa integrar atores e ações, sistematizar atividades anteriores, ampliar programas existentes e reduzir danos ambientais locais.

O Centro de Educação Ambiental já desenvolve projetos educativos, incluindo o Curso Virtual de Educação Ambiental em Gestão de Resíduos Sólidos, o Barco Escola "Arca do Saber", Visitas Monitoradas no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias "Seo Léo", Curso de Férias, Economia Solidária, entre outros.

O Plano é uma realização da Prefeitura, por meio do Centro de Educação Ambiental, do Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e da Comissão de Educação Ambiental de Bertioga, com execução do IPT.

O PMEA atende à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a serem alcançadas até o ano de 2030, que propõe a indissolubilidade entre o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

 

SERVIÇO

As oficinas participativas ocorrerão nos dias 3 e 4, das 18h30 às 21h. Para participar, basta se inscrever por meio do seguinte link: https://conteudo.ipt.br/plano-municipal-de-educacao-ambiental-de-bertioga

03/10: E.M. Prof. Delphino Stockler de Lima, Rua Manoel da Nóbrega - Centro, Bertioga - SP.

04/10: "Vila do Bem" Boracéia, Av. Henrique Arcuri, nº 99 - Boracéia, Bertioga - SP.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo