Bertioga desenvolve projeto

para reaproveitamento de podas

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 24/10/2023

Bertioga desenvolve projeto para reaproveitamento de podas

 

A Prefeitura de Bertioga deu mais um passo na elaboração do 'Projeto de Poda', que tem como objetivo reaproveitar a madeira proveniente de podas e supressões de árvores no município. Em uma reunião técnica realizada no último sábado, dia 21, os participantes definiram o planejamento e as estratégias para as próximas etapas do projeto.

Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, enfatiza que “o esforço conjunto demonstra um compromisso da prefeitura com a sustentabilidade e o estímulo à economia local. O encontro foi crucial para alinhar ideias e encaminhar as ações necessárias, proporcionando um projeto piloto concreto, finaliza”.

A iniciativa busca viabilizar o uso da madeira que seria descartada, transformando-a em artesanato e mobiliário, envolvendo artesãos locais. O Projeto é Poda é realizado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Centro de Educação Ambiental, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o SESC Bertioga e artesãos locais.

“Estamos buscando soluções para nossos resíduos de poda. O 'Projeto é Poda' nos permite criar ações para o desenvolvimento sustentável e de ecoeficiência, incentivando o desenvolvimento de gestões ambientais, tendo como prioridade a não geração, redução, reutilização e reciclagem, estimulando a qualidade ambiental e a educação ambiental, explica Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental.”

“O projeto está alinhado com a economia solidária, uma forma de gerar renda para os artesãos da cidade”, pontua Renata Brito, chefe de divisão de gestão do Centro de Educação Ambiental.

O evento ocorreu no SESC Bertioga e contou com a presença de 19 participantes, incluindo professores e alunos da FAU-USP, artesãos locais e funcionários da Prefeitura e do SESC Bertioga.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo