Bertioga integra projeto

pagamento a pescadores por recolhimento

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 01/11/2023

Bertioga integra projeto que prevê pagamento a pescadores por recolhimento de resíduos do mar

 

Bertioga recebe a segunda fase do projeto Mar Sem Lixo. Idealizado pela Fundação Florestal (FF) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto é voltado aos pescadores artesanais de arrasto de camarão, que capturam resíduos durante a atividade pesqueira nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs). Os interessados podem se cadastrar no projeto do dia 1º até dia 11 de novembro.

O projeto incentiva pescadores a trazerem o lixo que coletam no mar para o continente, onde a Cooperativa de Catadores fará a destinação adequada. A participação dos pescadores no projeto será remunerada de acordo com o peso dos resíduos que entregam.

Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, enfatiza: “Este projeto é mais um instrumento de proteção e conservação do ambiente marinho, além de promover o incentivo àqueles que vivem da pesca, contribuindo para a mudança de comportamento da sociedade”.

As ações que marcam a segunda fase do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo começaram nesta semana. Segunda-feira, 30, ocorreu a instalação do Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar, cuja inauguração e início das operações estão programadas para terça-feira, 14.

Ações assim são fundamentais para aumentar a conscientização sobre a problemática do descarte de lixo no mar. Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental, destaca as atividades realizadas no Centro de Educação Ambiental, como mutirões de limpeza de praias, rios, costões e manguezais, bem como atividades educacionais em escolas e campanhas de comunicação em diversas mídias.

O projeto está alinhado com a meta 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa "prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes", até 2025.

Serviço

Para participar, os interessados devem entregar a documentação completa de segunda a sexta, das 08:00h às 17:00h, nos seguintes locais:

Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs) de Bertioga, localizado na Av. Vicente de Carvalho, 527 - Centro, ao lado do mercado de peixe;

Fundação Florestal - localizada na Avenida Henrique Costabile, 114, Centro, Bertioga - SP;

A documentação necessária inclui cópia do documento de identificação oficial com foto, cópia do CPF, cópia do RGP ou Protocolo Inicial, declaração de produção do pescador ou permissionamento da embarcação, e formulário de cadastro preenchido e assinado em duas vias.

Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do telefone (13) 3317-2094 ou enviar um e-mail para apamarlitoralnorte@gmail.com.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo