Barco Escola ‘Arca do Saber’

realiza estudo com universitários

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 08/11/2023

Barco Escola ‘Arca do Saber’ realiza estudo do meio no manguezal com universitários da Unifesp

O Barco Escola 'Arca do Saber' recebeu cerca de 25 alunos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para navegar pelas águas do Canal de Bertioga e da foz do Rio Itapanhaú nesta terça-feira, 07. Durante o percurso, foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre o manguezal, incrível ecossistema considerado um berçário natural.

 
No manguezal, várias espécies marinhas vêm do oceano para desovar nessas águas calmas e ricas em matéria orgânica. Nesse ambiente, os filhotes se alimentam e crescem antes de retornarem ao mar.
 
Durante a aula prática, os alunos estudaram a flora e fauna que compõem esse ambiente natural, bem como coletaram microrganismos aquáticos que vivem tanto na superfície quanto no fundo da água salobra do Rio Itapanhaú, para estudo em laboratório.
 
Ao longo de todo o percurso, também foram abordados temas relacionados à Área de Preservação Permanente e aos impactos causados pela poluição do manguezal. Além disso, o roteiro incluiu uma parte histórica de Bertioga.
 
De acordo com Mylene Vaz Pinto Lyra, Diretora de Educação Ambiental, essa vivência permitiu aos universitários compreenderem a riqueza e complexidade do manguezal. Assim, define Mylene: "O manguezal tem uma água especial conhecida como água salobra, tem lama: um solo especial que contém matéria orgânica, argila e água, tem vida: que é a vegetação que compõe o local, tem trama: que está relacionada aos seres vivos desse ambiente e o drama referente à poluição ambiental causada por resíduos que acabam ficando retidos nas raízes das árvores de manguezal."
 
Essa atividade no Barco Escola ‘Arca do Saber’ já faz parte da grade curricular do curso de Ciências do Mar da universidade, sendo realizada anualmente com os graduandos do curso.
 

 

Projeto Barco Escola ‘Arca do Saber’
O Barco Escola ‘Arca do Saber’ é uma ação da Prefeitura de Bertioga, que conta com uma chalana com capacidade de transportar 36 pessoas.

Essa ação é direcionada aos alunos dos 5° anos das escolas municipais, sendo que também atende outras turmas das escolas públicas, escolas municipais, universidades e outras instituições pelo e-mail: barcoescolabertioga@gmail.com

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo