Secretaria de Segurança e Mobilidade

registrou investimentos recordes em 2023

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 05/01/2024

Retrospectiva: Segurança fecha 2023 com investimentos recordes

Com aplicações em estrutura, recursos humanos e tecnologia, a Secretaria de Segurança e Mobilidade registrou investimentos recordes em 2023. Em balanço da Pasta, a Segurança Municipal também teve aumento no número de ações desenvolvidas na cidade, desempenhadas pelas equipes de trânsito e sinalização e Guarda Civil Municipal (GCM), com até 80% mais produtividade em relação ao ano anterior.
 
Considerada um dos grandes marcos da gestão no setor, a construção do Complexo de Segurança Pública na Vista Linda foi iniciada. Uma obra de grande porte que indica uma nova fase de fortalecimento para a segurança de Bertioga. São 3 edificações em um único terreno; um prédio para o uso da GCM, um prédio para o Departamento de Trânsito e Mobilidade, e a nova sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade, que também abrigará o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe).
 
Estudo revelou ainda que o bairro Vista Linda, selecionado pela Pasta para receber as obras, é geograficamente o melhor ponto da cidade para disparos das viaturas, considerando os atendimentos de norte a sul no município. O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações, reunir os serviços para a população e permitir uma resposta mais rápida para as ocorrências. O equipamento será o maior Complexo de Segurança da Baixada Santista.
 
Do patrulhamento preventivo ao atendimento, para estruturar os trabalhos realizados nas ruas, foram adquiridas novas ferramentas e fardamento; coletes balísticos, armas, uniformes e 13 viaturas. Destas, 3 foram entregues no início de 2023, 1 destinada à Polícia Militar (PM), para atuação em Operação Delegada com 100% do custeamento de manutenção e combustível, e outras 10 viaturas licitadas em dezembro. Os novos veículos servirão para uso exclusivo dos quadros da GCM, que devem ser ampliados este ano, somando uma frota de 33 viaturas novas e modernas.
 
Após duas décadas, também iniciou no ano passado o processo seletivo para ingresso na GCM. O treinamento começou em dezembro, para 168 candidatos-alunos. A expectativa é de que os quadros se ampliem em 2024, a continuidade do certame confere a Bertioga o título de maior Guarda da Baixada por número de habitantes, um agente a cada 300 pessoas. Para o atual efetivo, composto por 81 agentes, foram reservados cursos de reciclagem de tiros, treinamento de defesa pessoal, gestão de emergências escolares, condicionamento físico, controle de abordagem e primeiros socorros. O último realizado junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além de qualificar e valorizar os servidores, o trabalho foi direcionado às melhorias das condições de atendimento dos munícipes.

 

 
NOVIDADES
Em 2023, a Secretaria de Segurança e Mobilidade junto a Educação, também lançou o Projeto do Bem (Probem), uma iniciativa pioneira que finalizou o ano promovendo a formatura de mais de 700 alunos da rede municipal de ensino. Ministrada pela GCM, a formação é destinada a alunos dos 4º anos, trabalhando temas como bullying, cyberbullying, inteligência emocional, direitos, deveres, sociedade, cidadania, entre outros.
 
Outro ganho da estrutura municipal para a segurança visando a juventude, foi o lançamento do aplicativo “Emergência Escolar”, para todos os profissionais do setor da cidade. Por meio do APP é possível acionar um botão de emergência, o qual aciona o Coibe e informa a localização e o nome da escola. O sistema inteligente ainda tem redirecionamento conjunto para o Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e Guarda.
 
O aplicativo é considerado uma medida complementar à proteção nas escolas, que tem monitoramento 24 horas com os totens de segurança, instalados em frente tanto as municipais quanto as estaduais, e câmeras com filtros analíticos. Atualmente, são 39 totens anti vandalismo dando cobertura aos estabelecimentos de educação em todo o município. O Probem e o App também permanecem inclusos no plano de uso para este ano letivo.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo