Teste rápido para dengue

permite pronta notificação e tratamento

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 21/02/2024

Teste rápido para dengue permite pronta notificação e tratamento precoce em Bertioga

Desde dezembro de 2023, a prefeitura de Bertioga realiza exames de teste rápido para a dengue em sintomáticos que procuram a Unidade de Pronto Atendimento Municipal, conforme protocolo clínico. A confirmação rápida dos casos é essencial para iniciar o tratamento correto dos pacientes que necessitam de alguma intervenção médica.

O teste rápido é feito por meio da coleta de sangue, analisando se a pessoa possui os antígenos da dengue, o NS1, que permite identificar casos positivos nos primeiros dias da doença.

Sintomas e orientações

Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar; falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são alguns dos sintomas das doenças. A infecção pode ser leve ou grave. Se for grave, o quadro clínico da dengue pode evoluir para hemorrágica.

O paciente com dengue, zika e chikungunya precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica. É fundamental que ao apresentar sintomas a pessoa procure um serviço médico.

Ações de combate à dengue
Por meio da Secretaria de Saúde, a prefeitura trabalha com orientações a população e ações de bloqueio e eliminação de focos e criadouros do mosquito, com os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e auxilio da Vigilância Sanitária, com intimações e autuações dos proprietários dos imóveis que não atendem as normas sanitárias do controle das arboviroses.

Para reforçar o trabalho, no último mês, a prefeitura contratou novos 32 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 13 ACEs, saltando de 56 para 101 agentes, que atuam nas ruas com atividades de prevenção de doenças e das arboviroses e a promoção da saúde, favorecendo a qualidade de vida das famílias.

A população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; Retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; Limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a agua dos pets diariamente, entre outros.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo