Prefeitura alerta sobre riscos de

realizar trilhas sem condutores

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 16/10/2023

Prefeitura de Bertioga alerta sobre riscos de realizar trilhas sem condutores de turismo autorizados

Um grupo com 12 pessoas ficou ilhado próximo a Trilha do Vale-Verde, localizada dentro do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Os turistas saíram sem um condutor de turismo autorizado pela Prefeitura ou pelos Parques Estaduais de Bertioga, e nesta segunda-feira (9) precisaram ser resgatados por equipes da Defesa Civil de Bertioga, Departamento de Operações Ambientais (DOA) e pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Chefe Municipal de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, a cidade possui 12 trilhas para visitação e prática de esportes como canoagem, observação de aves, entre outros. Porém, o acesso aos locais é restrito. “Para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de condutores de turismo autorizados pela Prefeitura e pela Fundação Florestal”, ressaltou Durço.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), através dos contatos: (13) 99728-9614, e-mail: abecotur@gmail.com ou Instagram: @abecotur; ou pela Associação dos Monitores Locais de Bertioga (AMOLB): (13) 99693-7598, e-mail amolb.bertioga@gmail.com ou Instagram: @monitores.bertioga.

Resgate dos turistas

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, por volta das 19h de domingo (8), uma equipe do Corpo de Bombeiros solicitou apoio ao Departamento de Operações Ambientais para resgatar o grupo que estava ilhado à margem da cachoeira próximo à antiga Casa de Pedra. Também foi solicitado apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de Bertioga.

A Defesa Civil de Bertioga informa que os bombeiros foram ao encontro do grupo durante a noite, porém, houve aumento no nível do rio por conta das fortes chuvas que caíram durante todo o dia. Sendo assim, não foi possível realizar a travessia naquele momento.

O resgate precisou ser retomado no início da manhã de segunda-feira (9). A Defesa Civil ressalta que prestou apoio operacional, sendo necessário uma viatura modelo 4x4, por ter tração nas quatro rodas.

Todos os turistas foram resgatados em segurança. Uma mulher de 33 anos sofreu uma entorse no tornozelo e precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Municipal de Bertioga. Ela recebeu atendimento da equipe multidisciplinar, realizou exames e, após reavaliação, recebeu alta.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo