Departamento de Operações Ambientais

realizou mais de 2 mil ações em 2023.

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 29/12/2023

Departamento de Operações Ambientais realizou mais de 2 mil ações em 2023.

O Departamento de Operações Ambientais (DOA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, contabilizou, ao longo de 2023, um total de 2.299 ações. Essas intervenções abrangem uma variedade de atividades, incluindo resgates de animais marinhos e silvestres, operações na praia, rondas de patrulhamento, fiscalização de ocupação irregular em Áreas de Proteção Ambiental (APA), Operação Caçamba e atendimento a chamados para cessar perturbação do sossego.

Analisando o balanço das atividades da DOA, destacam-se diversas áreas de atuação. Primeiramente, as operações na praia abrangeram a retirada de churrasqueiras, com 12 intervenções, a fiscalização de acampamentos irregulares, totalizando 19 ações, e o controle do uso de redes de pesca, que envolveu 27 atividades. Além disso, a DOA realizou o resgate de 309 animais silvestres, demonstrando seu comprometimento com a preservação da fauna local.

Em paralelo, as mais de 700 rondas de patrulhamento realizadas pela DOA evidenciam a constante vigilância para garantir a preservação do meio ambiente. Foram conduzidas 53 operações específicas, com o visando coibir a ocupação irregular em Áreas de Proteção Ambiental (APA), áreas embargadas, públicas e congeladas por lei. Além 36 fiscalizações da denominada ‘‘Operação Caçamba', visando coibir o descarte indevido de resíduos da construção civil.

É relevante destacar as 290 autuações relacionadas à perturbação do sossego, intervenções fundamentais para assegurar a ordem pública. Esse conjunto diversificado de ações reflete o compromisso abrangente da DOA em diversos aspectos da preservação ambiental.

Por fim, as ações da Operação de Lei e Ordem, coordenada por diversas equipes de segurança pública e fiscalização, com o objetivo de garantir a tranquilidade e inibir festas clandestinas, totalizam, somente em 2023, 122 ações.

O apoio da população é fundamental para que as equipes identifiquem possíveis irregularidades e combatam essas ocorrências. Denúncias podem ser feitas por meio do número 153.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo